quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Planejamento de longo prazo

De uns tempos para cá venho me preocupando com minha conta de energia elétrica. Não que ela seja alta. Mas tenho refletido que, se posso economizar, por que não fazê-lo?
Com esse pensamento procurei alternativas de equipamento que consomem menos. O primeiro passo foi a aquisição de um monitor LCD de 17'. Comprei um usado pelo mercado livre. A aquisição me custou, com frete por sedex, uns R$ 550,00.
Mas fiz essa compra apenas depois de um cálculo muito simples: meu antigo monitor de 15' CRT consumia em torno de 70W. O LCD consome em torno de 35W. Apenas nesse equipamento eu reduzi em 35W/h meu consumo de energia.
Daí, comecei a pensar: o nosso Estado, e isso já faz alguns anos, implementa o horário de verão em várias unidades da federação com o intuito de economizar energia. Além disso, passsamos por um apagão elétrico no último governo do FHC. E como desgraça pouca é bobagem, os analistas econômicos de plantão sustentam a tese de que a capacidade de geração de energia elétrica do país esta próxima de um dead-end. E o governo, como parece não saber pensar em medidas de redução, planeja a construção de mais hidrelétricas.
Fica a minha sugestão singela aos nossos administradores. Ao invés de propor mais gastos governamentais (leia-se dinheiro dos nossos impostos) com a construção de usinas, busquem alternativas de redução da demanda. Mesmo porque o gasto financeira da construção de uma usina é calculável. O "gasto" ambiental em época de aquecimento global, esse não é possível calcular.
Sem mais demoras, vamos aos cálculos:

Vamos supor o órgão X. Pode ser um ministério, por exemplo. Pode até ser o ministério das Minas e Energia, que é para o assunto ficar em casa.
Supondo que o referido órgão possua um parque computacional de 1.000 computadores, todos eles com monitor CRT de 15' e consumo médio de 70W/h. Em cada jornada diária, o consumo seria de 8 horas X 70W = 560W/h para cada monitor. Multiplicando por 1.000, teríamos o consumo diário de 560.000 W/h. Ou 560 KW. Por dia.

Em 01 (hum) mês de funcionamento (22 dias úteis), teríamos então 560.000W X 22dias. Isso equivale à 12320000 W/mês. EM 01 ano, 12320000W X 12 = 147840000W. Ou, na unidade de MW, teríamos o consumo anual de 147,84 MW.
A simples substituição dos monitores CRT por LCD geraria a economia de 50% (considerando o consumo do CRT em apenas 70W e do LCD em 35 W) no gasto de energia por apenas um aparelho. Isso, em números, daria uma economia no consumo anual de 147,84MW (monitor CRT)/2=73,92MW.

O cálculo acima foi realizado para um parque computacional de 1.000 unidades. Fico pensando qual o número total de computadores que ficam ligados 08 horas por dia na administração pública federal e nas undidades da federação. E quanta economia de energia poderia ser realizada apenas com essa substituição. Mas parece que nossos administradores julgam ser mais fácil construir uma hidrelétrica e linhas de transmissão.

E para aprofundar a medida acima, ou seja, a substituição dos monitores CRT por LCD, o governo federal e os estaduais poderiam isentar durante 01 ano os monitores de LCD de qualquer imposto. E se fosse o caso, subsidiar a aquisição dos mesmos, de modo que toda a indústria e os cidadãos civis pudessem realizar a troca. No longo prazo, penso que o esforço é plenamente justificável.

Um cálculo sugerido ao Ministério de Planejamento de Longo Prazo: calcula aí Mangabeira, qual o impacto dessa substituição na nossa capacidade de geração e transmissão de energia elétrica?

Para quem quiser refazer meus cálculos, aconselho procurar as páginas de internet dos fabricantes de monitores. Nelas vocês encontrarão o consumo dos equipamentos.

Um comentário:

Daniel. disse...

Legal, quando tiver grana vou aposentar meu CRT e comprar um LCD... o problema é que meu CRT é 19''...